-
Arquitetos: Studio BO
- Área: 1100 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alessio Mei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta edificação está localizada na mesma baía onde foi construído o primeiro projeto de nosso estúdio. Trata-se de Imsouane, uma pequena vila de pescadores entre Essaouira e Agadir, no sul do Marrocos. Esta vila é um local conhecido por surfistas de todo o mundo. Eles a chamam de "baía mágica"
O projeto se desenvolve como um surf camp localizado em um penhasco em frente à "baía mágica". Ele está situado muito próximo ao porto de pesca, no meio de cabanas construídas de forma totalmente vernacular. O projeto não está implantado à beira mar, mas devido ao relevo acidentado acima do penhasco, oferece vistas deslumbrantes da baía e funciona como um observatório que permite aos surfistas monitorar as ondas. O volume também está aproximadamente vinte metros acima do nível do mar.
Este projeto é composto pela reabilitação de uma antiga casa, uma das primeiras da vila. A ideia foi manter os pátios existentes, melhorando os espaços e a cenografia do local para condizer com a programação futura. Como resultado, o projeto conta com uma recepção, cerca de dez quartos, um restaurante, uma cozinha, uma oficina de pranchas de surf, um terraço, um espaço yoga e um jardim central.
Por apresentar uma desordem significativa devido à linguagem vernacular da vila, o projeto mantém-se bastante arejado graças ao seu terreno generoso, e à opção de não densificá-lo. A escolha dos materiais foi local e contextual. O piso foi revestido com ladrilhos de terracota, o Bejmat. Todas as paredes foram revestidas com cal, ora áspera, ora estilo tadelakt. A estrutura de algumas coberturas dos terraços foi feita com tábuas de madeira, depois revestidas de junco. Os telhados são feitos de ráfia.